sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tratamentos para cabelos quebradiços.

Entenda tudo sobre cabelos quebradiços e aprenda a renovar as madeixas sem sair de casa


Segure algumas mechas do seu cabelo e analise-as bem de pertinho. Os fios têm espessuras diferentes? Estão sem brilho, sem maciez e sem elasticidade? 

Se a resposta for sim, sua cabeleira deve estar quebradiça. "O aparecimento de pontas duplas é outro forte indício do problema"
Felizmente, medidas simples - e caseiras! - são suficientes para reverter o quadro. Dependendo do caso, o cabelo já sinaliza melhora em apenas sete dias.

Blinde já seus fios!

Com apenas quatro perguntinhas você fica craque em identificar a quebra e em manter-se bem longe dela

1. Queda x quebra?
Se tem achado muitos fios espalhados pela casa - no travesseiro, no ralo do banheiro... - recolha alguns e analise a ponta deles.

Se houver uma pequena massa esbranquiçada nela, seu problema é a queda de cabelo. "Normalmente, um cabelo que sofre queda se desprende do couro cabeludo a partir de sua raiz",
Agora, quando o problema é a quebra, você sequer verá o fio inteiro, pois ele terá se rompido antes mesmo de chegar à raiz. 
2. O que provoca a quebra?
Ela pode acontecer por danos físicos ou químicos. "A tração mecânica da escova e o excesso de calor do secador e da chapinha são algumas das causas físicas", diz Ricardo Bargas, técnico da Tânagra. Já os danos químicos incluem excesso de tintura, de progressiva e de relaxamento e o uso de produtos sem filtro solar.
 
3. Qual é o melhor tratamento?
Primeiro passo: tentar maneirar ao máximo nos danos físicos (escova e chapinha). "Evitar o uso de pentes finos também ajuda"
Segundo passo: fugir das químicas por no mínimo três meses.

Terceiro passo: manter as madeixas hidratadas, sobretudo com produtos indicados para restauração de fios, pois eles ajudam na recuperação da saúde capilar.

4. Como proteger a cabeleira?
Se você não quer abrir mão da chapinha nem do secador, pelo menos redobre os cuidados. "Nunca deixe de usar um leave-in com protetor térmico antes de qualquer procedimento mecânico (escova ou chapinha)"
Silvan Oliveira.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Truques para conquistar um cabelo bonito.

Fique por dentro das tendências !!


Coloração da moda: Loiro com mechas mescladas

Destaque da Matéria
Milena Toscano
Foto: Divulgação Rede Globo
A cor é o loiro e ele pode ser bem claro ou puxado para o caramelo. "Não use mais o loiro uniforme ou com mechas marcadas". O ideal é escolher um loiro predominante e, a partir dele, trabalhar com três (ou quatro) tons diferentes, próximos do dominante, em mechas fininhas que se mesclam ao cabelo e deixam a tintura bem natural.

Finalização: que seja o mais natural possível!

Destaque da Matéria
Ísis Valverde
Foto: Divulgação Rede Globo
A onda do momento é essa: "menos é mais". Isso significa que a tendência é usar o cabelo com o aspecto bem natural. Não deixe seu liso extremo, com cara de quem fez chapinha. Aposte num liso com algum movimento, em fios ondulados ou em cachos, que dão leveza ao cabelo e graça ao rosto.

Cortes ideais para o calor

Destaque da Matéria
Elisângela
Foto: Divulgação Rede Globo
Médio e Curto Os cortes que prometem fazer sucesso no verão, são os que obedecerem a altura entre o pescoço e o ombro. "Abaixo do ombro já é comprido demais". Esse comprimento vale para cortes chanel e também os repicadinhos. E combinam com o clima quente.

O que está em alta: mechas Californianas!

Destaque da Matéria
Gabriela Duarte
Foto: Divulgação Rede Globo
Elas continuam sendo as mais pedidas em todos os salões. E estão de acordo com a moda "ao natural", porque dão o efeito de que o cabelo foi queimado pelo sol. Mas, para ter esse efeito, as mechas devem ser apenas dois ou três tons acima da cor de base. Nada de clarear demais as pontas, tá? 


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Truques para conquistar um cabelo bonito.

Como cuidar dos cabelos e ficar por dentro das tendências!


Conquiste um cabelo sexy!

- Após lavar os cabelos com xampu e condicionador, faça uma escova leve com o secador (o jato deve estar de cima para baixo).

- Divida o cabelo em duas partes (frente e trás), com a risca de orelha a orelha.

- Começando pela parte de baixo, vá separando mechas e enrole cada uma com bobes médios (do tamanho de um limão): posicione o bobe na pontinha e vá enrolando o cabelo para cima. Depois, repita o mesmo processo na parte da frente, até conseguir cobrir todo o cabelo.

- Aguarde 30 minutos, retire os bobes e solte levemente os cachos, só com as mãos. Atenção: não penteie o cabelo nessa hora! "Você estará pronta, com o cabelo tão sexy quanto o de Gisele Bündchen! E, se quiser dar um charme a mais, pode ainda enfeitar com uma tiara ou uma flor média."

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dicas quentes para ter cabelo soltinho e limpíssimo!.

Alguns detalhes já são suficientes para deixar seus cabelos mais bonitos todos os dias... 


1. Use um xampu de boa qualidade

O segredo não está no preço (não é por ser caro que ele é melhor), mas nos ingredientes. Prefira usar xampus sem sal, que ressecam menos os fios. 



2. Lave duas vezes o cabelo no mesmo banho 
Massageie o xampu com as pontas dos dedos e retire. Depois, repita essa operação. Assim a lavagem dura mais.

3. Passe creme 
Só nas pontas Nunca aplique o condicionador perto da raiz. Use-o só nas pontas e, se o cabelo for longo, também no comprimento. Isso evita que o cabelo pareça sujo. 

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

12 dicas para tingir o cabelo sem erro.

Será que posso usar xampu de limpeza profunda? E se eu não gostar do resultado, dá para consertar? Esclareça já essas e outras questões cabeludas!


1. Como acertar na escolha da cor? A foto da embalagem é uma boa referência de como ficará a cor? Não mude radicalmente. Opte por uma tintura que seja até dois tons mais escuros ou mais claros do que a sua cor natural. Quer ir além? Confira com o cabeleireiro se a tonalidade cairá bem em você. Isso porque a caixa é uma referência confiável, mas o que determina o resultado é o tom do seu cabelo e a concentração da água oxigenada que será utilizada. 

2. Devo hidratar os fios antes? E lavar a cabeça no dia em que pretendo fazer a coloração? Sim, você deve hidratar os fios antes, preferencialmente dois dias antes da química. Em relação à ducha, o ideal é que o couro esteja oleoso para a gordura atuar como protetor natural. Porém, se o cabelo estiver muito sujo, pode prejudicar o resultado. Sugestão: lave um dia antes, mas sem esfregar o couro. 

3. Não gostei do resultado. E agora? Se você achou claro, basta comprar uma nova coloração e escurecer. Mas se ficou escuro, o jeito é correr para o cabeleireiro."Caso se arrependa no mesmo dia, o DekapColor, da Yamá, remove a tintura e prepara o fio para um novo tom". Se a tintura for antiga, a indicação é fazer uma decapagem - processo que remove os pigmentos da coloração. O lado ruim: muito agressivo, detona os fios. Importante: se a cor não ficar homogênea, você pode corrigir tingindo novamente, no tom mais escuro que predominou em seus cabelos. 

4. Faço alisamento e quero ficar loira. Posso? 
Só após o cabeleireiro fazer uma avaliação criteriosa e um teste de mecha para ter certeza de que seus fios suportam a descoloração. "Ele deverá usar um pó descolorante específico e água oxigenada de, no máximo, 20 volumes",

5. Xampu antirresíduo diminui a durabilidade da tintura? 
Esses produtos abrem a cutícula do fio, retirando parte dos pigmentos. Use-os apenas uma vez por mês - de preferência, antes de fazer uma boa hidratação.


6. Dá para evitar que a cor desbote? É verdade que o vermelho é o tom que desbota mais rápido? Use produtos específicos para cabelos tingidos e descoloridos. Evite água muito quente: o calor e o vapor abrem a cutícula e favorecem o desbotamento. E não deixe de fazer uma hidratação semanal. E, sim, é verdade que o pigmento vermelho é o que sai mais rapidamente, seguido do castanho e do loiro, o que ocorre ainda mais depressa em cabelos porosos e ressecados. Por isso, se você pretende integrar o time das ruivas, redobre os cuidados e não deixe de fazer hidratações frequentes!
7. Qual é o intervalo mínimo entre uma tintura e outra?
Depende. Quem tem raiz branca pode retocá-la a cada 15 dias. Já os tonalizantes pedem uma nova aplicação no cabelo inteiro após cerca de seis lavagens. Se você não gostou do resultado, pode mudar a cor em seguida. Porém, quanto mais química, mais danificada ficará a cabeleira. Ah, e lembre-se: tinta não clareia tinta!

8. Nunca tingi os cabelos. O que é melhor: passar tonalizante ou tintura? A tintura pode estragar e danificar os cabelos?
Se você quer escurecer ou acentuar o seu tom natural, use um tonalizante (é mais fácil de voltar atrás se o resultado não agradar). "Se o objetivo é clarear, é necessário usar tintura, pois o tonalizante não consegue fazê-lo". E a verdade é uma só: a tintura pode, sim senhora, danificar os fios. Por isso é importante que você use produtos de boa qualidade e siga direitinho as instruções recomendadas na embalagem.
9. Devo pintar as sobrancelhas também? Normalmente, não. Só quem muda radicalmente e tem as sobrancelhas muito grossas e de uma tonalidade que destoe demais do tom do cabelo. Atenção: convém que a mudança seja feita por uma esteticista, que usará tintura específica - nem pense em passar o mesmo produto usado nos cabelos!
10. Grávidas podem tingir? Só com autorização médica. A maioria dos médicos libera após o quarto mês de gestação. Muitos só permitem o uso de tonalizantes, que não têm amônia. Os mais radicais proíbem qualquer química durante toda a gestação.

11. Como disfarço os fios brancos? Se você deseja clarear, fazer luzes é uma boa opção. Para manter a sua cor, depende da quantidade. Poucos fios, o tonalizante dá conta do recado. Muitos, só com tintura.

12. E se eu deixar a tinta por mais tempo do que o recomendado?
A tintura pode irritar o couro cabeludo e ressecar os fios ou, então, deixar o seu cabelo com uma cor diferente da desejada.
Ass: Silvan Oliveira

domingo, 10 de outubro de 2010

Dicas para pintar o cabelo em casa.

Tire todas as suas dúvidas sobre tintura e aprenda a colorir os cabelos sem ir ao salão



Você pinta o seu cabelo em casa?

1. Proteja a pele que contorna a raiz do cabelo com um hidratante facial. Espalhe-o na testa, nas laterais, na nuca, em cima e atrás das orelhas.

2. Passe a mistura no comprimento, massageando os fios como se estivesse aplicando xampu. Deixe a raiz (quatro dedos) por último.

3. Agora, sim, aplique a tinta na raiz, do centro do couro cabeludo para baixo, cobrindo a área que não recebeu a tintura. Espere o tempo de ação recomendado pelo fabricante.

4. Enxágue os fios no chuveiro até a água ficar transparente.

sábado, 9 de outubro de 2010

Dicas de tintura.

1. A coloração permanente estraga os cabelos? 
Se for uma tintura de boa qualidade e usada de maneira correta, não. Atualmente, as colorações possuem em sua composição proteínas da seda que dão brilho e maleabilidade. Porém, quando o cabelo está ressecado ou com pontas duplas, ele pode acabar quebrando. Por isso, depois de tingidos, faça hidratações a cada 15 dias e no dia a dia use xampu específico para cabelos coloridos. 

2. A tintura clara clareia qualquer cabelo?
Não. Se você tem cabelo castanho-escuro e quer deixá-lo louro, uma grande mudança, é preciso fazer uma descoloração e depois aplicar a tinta. Se o cabelo já é claro e nunca foi pintado antes, é possível abaixar alguns tons só com a tinta. Mas lembre-se: tinta não clareia tinta. Por isso, se o cabelo já passou por alguma coloração, apenas a tintura não adianta.

3. Fazer luzes estraga menos o cabelo? Não. O processo das luzes é mais intenso, pois envolve um clareador (que atua apenas em cabelos naturais) ou mesmo um descolorante (que contém amônia).A tintura, por sua vez, tem vários hidratantes em sua fórmula que balanceiam a ação agressiva do processo. Depois da descoloração, para minimizar os efeitos, os especialistas recomendam o uso de produtos com poder de hidratação.

4. Dá para relaxar ou alisar depois da coloração?
Antes de mais nada será preciso se certificar de que a fórmula dos dois produtos é compatível - e, isso, quem vai saber analisar é um profissional. Se a resposta for afirmativa, o indicado é dar um intervalo de trinta dias entre um processo e outro.

5. Como saber se a cor do meu cabelo ficará igual à da embalagem da tintura?
A cor final depende de vários fatores, principalmente do tom natural do cabelo. Por serem mais fáceis de cobrir, os fios claros costumam chegar ao tom da embalagem, desde que não tenham nenhum resíduo de uma coloração anterior. Por isso, o indicado é conferir a tabela de tonalidades (que vem nas embalagens de tintura).

6. É possível para ficar loira em casa?
Procurar um profissional. Ele fará uma decapagem (remoção da coloração preexistente) e, depois,aplicará a tinta que mais se aproxime do seu tom natural (lembre-se de que tintura não clareia tintura).

7. O que quer dizer clarear um, dois ou três tons?

Significa passar gradualmente de uma cor mais escura para uma mais clara. Passar de um castanho-claro para um louro-escuro, por exemplo, é clarear um tom. Já do castanho-claro para o louro-claro, é descer três tons.

8. Não gostei da cor que passei. Posso aplicar outra por cima para ver se melhora?
Não vai adiantar, pois tintura não clareia tintura. Para conseguir algum efeito, será preciso fazer uma decapagem (tirar todos os pigmentos da coloração anterior) para depois reaplicar uma cor mais clara.

9. A cor da tintura será mais duradoura se eu deixá-la mais tempo no cabelo após da aplicação?
Depois de um certo tempo, as colorações permanentes não atuam mais, pois a cutícula já está saturada, explicam os especialistas em tintura. Porém, passar do tempo indicado nas instruções pode irritar o couro cabeludo e, em alguns casos, até causar a queda de cabelo. Já as tinturas sem amônia, como as semipermanentes e temporárias, continuam agindo, o que pode alterar o resultado da cor. Por isso, siga sempre as especificações. 


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tratamentos de cabelo pós-verão.

Confira três sugestões de tratamentos profissionais de cabelo para recuperar os fios dos danos causados pelo verão


Diminua o volume (Complexo de moléculas)

 

O tratamento reestrutura o fio de dentro para fora graças ao fósforo e enxofre em sua composição. Também deixa mais resistentes cabelos danificados pelo sol. 

Recupere o ressecado (Composição Combinada)


Esta nova versão de plástica capilar deposita vitaminas nas madeixas, o que hidrata e dá maleabilidade. Ela ainda repõe no fio os líquidos perdidos no verão. 

Dê maciez ao cabelo alisado (Algoterapia) 


Faz uma cauterização nos fios pelo choque de queratina e fechamento da cutícula. À base de algas pardas e vermelhas, deixa o cabelo mais macio, principalmente se realizado após processos químicos. 

Revitalize os cabelos


Outono é uma boa época para tratar fios e recuperar danos causados pelo sol, como a perda de líquidos e o aumento de frizz! Veja dicas fáceis para recuperá-los sozinha, em casa: 
- Cuidados
Não se esqueça de usar o leavein todos os dias e de hidratar bem a cabeleira semanalmente.

- Supertouca
Após passar máscara hidratante nos fios, cubra-os com uma touca. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue. A touca aquece os fios e abre as cutículas - o creme, então, age melhor nelas. No final, condicione os fios de novo para selar as escamas.

- Seque bem
Ao sair do banho, não esfregue os fios. Apenas aperteos bem com a toalha para que ela absorva a umidade.

- Atenção!
O xampu que você usa parece não fazer mais efeito? Ele pode já ter reposto os nutrientes que faltavam para você. Se sentiu que não funciona mais, troque-o para tratar outros sintomas.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dicas para cabelo cacheado .

Dicas para manter seus cachos lindos!


- Peça para o seu cabeleireiro cortar os fios secos, para que ele entenda qual é o formato dos seus cachos. 

- Para garantir uma definição perfeita, enrole as mechas no seu dedo na hora da secagem. 

- Truque antifrizz: utilize o difusor de baixo para cima sem colocar a mão no cabelo. E substitua o ar quente pelo frio. 

- Cortes regulares deixam o cabelo cacheado com mais forma e menos arrepiado.


Aqui seguem as minhas dicas. Silvan Oliveira.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dúvidas sobre tratamento de cabelo.

Qual o melhor truque para um cabelo cacheado acordar lindo? 

"Lave, tire o excesso de água, passe o equivalente a uma moeda de 1 real de leave-in nos fios e seque com secador e as mãos. Vale também aplicar o Noctogenist Spray, da Kérastasem, que trata seu cabelo enquanto dorme. Faça uma trança larga e fofa em cada lado da cabeça e duas na parte de trás. De manhã, solte, e voilà." 

Com controlar o frizz em cabelo oleoso? 
"Experimente o fluido Lótus Shield, da Avon. Ele repele 97% da umidade, sem pesar." 

Qual o melhor tratamento para reviver cabelos danificados? 

"Procure produtos que contenham óleo de argan. A linha Biolage Delicate Care, da Matrix, além desse elixir, possui complexo antioxidante de açaí. A dupla hidrata e nutri."

Como não deixar loiro amarelar? 

"Use xampu com pigmentos cinza. Gosto muito do Blond Me, da Schwarzkopf Professional."


Continua...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dúvidas sobre tratamento de cabelo.

Preciso lavar os fios com água fria para garantir brilho?

"Prefira água morna. A quente demais tira a proteção natural dos fios e a fria não remove a oleosidade. Se quiser brilho de estrela, use água fria apenas na última chuveirada para fechar as escamas."

Tenho que passar xampu duas vezes?

"Não necessariamente. Você faz isso com a sua roupa? Se lava o cabelo todo dia, usar xampu duas vezes só vai gerar ressecamento. Melhor, sim, é enxaguar muito bem - até passar os dedos nos fios e eles "cantarem" para você, bem lisinhos." 


Faz mal lavar o cabelo oleoso todos os dias?

"Não. Experimente xampu e condicionador para volume. Eles costumam dar bons resultados em cabelos oleosos." 

Como domar o volume das madeixas rebeldes? 
"Bons produtos, como da linha Nature para cabelos rebeldes, da L'Oréal Professionnel, e leave-in. Aplique o equivalente a uma moeda de 1 real nos fios úmidos. Então, amasse-o com uma toalha no sentido das pontas é raiz." 


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dicas para cuidar dos cabelos coloridos.

Se você tem cabelos coloridos, é preciso estar atenta aos cuidados que os fios quimicamente alterados necessitam. 


Coloração sempre viva

Fios bonitos não podem estar desbotados - têm de esbanjar cor, luz e maciez.

1. Xampus livres de sulfato

A novidade no mercado são os xampus sem lauril sulfato de sódio, uma substância detergente que detona a saúde e beleza dos fios, especialmente quando se usa secador. Os cabelos coloridos ficam logo desbotados com os produtos que contêm o ativo, por isso invista nos livres de sulfato, que retêm o pigmento da fibra capilar, evitando assim a perda de cor.

2. Atente-se à lavagem

Muita atenção: não lave o cabelo todos os dias e, sim, no máximo, três vezes por semana. Tudo para evitar o desbotamento - cores fortes como vermelho e cobre mancham com facilidade. No lugar do condicionador, use uma máscara de tratamento com queratina, especial para os tingidos.

3. Fios clarinhos

As loiras e descoloridas devem investir apenas em produtos específicos para fios clarinhos. E, antes de secar, precisam usar um protetor térmico, que forma uma película ao redor da fibra capilar evitando a perda de brilho.

4. As exigências de cada cor

Loiros 
As cores claras desbotam rápido. Para evitar a descoloração, maneire na lavagem para a sua nuance não ir para o ralo, literalmente.

Lave a cabeça somente uma vez por semana. Massageie a raiz e não esfregue o comprimento - o xampu que escorre já é suficiente para limpar.

A cada sete dias faça o último enxágue com chá de camomila frio. Hidrate o cabelo semanalmente para manter o brilho e abuse dos leave-in com filtro solar para a cor não oxidar.

Castanhos Naturais ou com reflexos precisam de condicionador sem enxágue, máscara hidratante e leave-in com FPS para manter a tonalidade brilhante e viva.

Acobreados As tinturas avermelhadas e cobre têm as moléculas maiores e mais fáceis de quebrar. Resultado: em 15 dias o ruivo fica ferrugem.

É a cor que desbota mais depressa, então lave somente duas vezes por semana ou dia sim, dia não, se o seu cabelo for superoleoso. Use água morna ou fria para prolongar o tom e invista em produtos para cabelos tingidos.

Estenda o prazo de validade da sua coloração dando uma folga para secador, chapinha e babyliss. Eles aquecem e ressecam os fios levando a cor embora bem rapidamente. 

domingo, 3 de outubro de 2010

Progressiva.

- No dia 

Ao sair do salão, cuidado para não molhar e nem amassar o cabelo (durma com um travesseiro baixo), porque, depois, chapinha nenhuma dá jeito.

- Depois Invista em produtos sem sal e em uma boa máscara de hidratação.

- Duração De dois a três meses.

- Cuidados básicos Uma vez por semana, aplique mel puro nos fios lavados, deixe agir por 40 minutos, enxágue e finalize com um leave-in. Também vale borrifar água de coco (excelente finalizador).

sábado, 2 de outubro de 2010

Dicas quentes para manter o liso perfeito.

- Cada caso é um caso 

Como cada tipo de cabelo tem uma necessidade, peça sempre a ajuda de um profissional para descobrir a melhor técnica de alisamento para você.

- Por fora, bela viola, por dentro...
Não se deixe levar pelo cheiro ou pela embalagem de xampus e finalizadores. Beleza e perfume não garantem qualidade.

- Quanto menos, melhor Misturar relaxamento, progressiva e chapinha dificilmente renderá um bom resultado. Invista em uma coisa de cada vez. 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Saúde das madeixas.

Nutrientes que contribuem para a vitalidade dos fios:

Vitaminas do complexo B - combatem a queda e ajudam a reparar as mechas quebradiças;
Vitamina A - regula a oleosidade;
Vitamina C - revitaliza e dá elasticidade aos cabelos;
Vitamina E - melhora a circulação;
Ferro e ácido fólico - evitam a anemia, doença relacionada com a queda excessiva de cabelos;
Aminoácidos - substâncias que formam a estrutura do fio.